Periodontia

Doenças periodontais causam sérios danos à saúde bucal como a perda de dentes por exemplo. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar gengivite e/ou atingir áreas mais profundas, infectando o tecido ósseo e os ligamentos podendo até causar um problema endodôntico (canal) ao dente, além de problemas relacionados a região das gengivas causando a halitose (mau hálito).

Quando ocorre o acúmulo de sujeira (placa bacteriana) ao redor do dente, as bactérias bucais patológicas se aderem formando o tártaro. Com isso as bactérias se proliferam no sulco gengival, que se encontra entre o dente e a gengiva.

Periodontia

Essa especialidade também é responsável pela plástica gengival. Por meio da microcirurgia, técnica minimamente invasiva, o excesso de gengiva é retirado para dar mais beleza ao sorriso ou é feito um enxerto nos casos de raízes expostas.

Uma inflamação periodontal pode elevar a fatores de risco como doenças do coração e também se torna uma porta de entrada de infecções em um corpo debilitado por diabetes, por isso é fundamental que o tratamento faça a remoção cuidadosa da placa bacteriana, utilizando técnicas minimamente invasivas para evitar traumas na área já inflamada. O segundo passo é treinar o paciente para que ele mesmo remova a placa bacteriana no seu dia a dia de maneira meticulosa e sem machucar a região, a partir do uso correto de fio dental e da escova.

Periodonto comprometida

Periodonto Saudável